9.5.09

Dia das Mães

Domingo é Dia das Mães, e antes que você saia para comprar o presente da sua, identifique o perfil dela. Em se tratando das progenitoras, é importante não errar. Então, confira abaixo nossas dicas, seguidas de uma sugestão de presente.

A Amélia

Amada pelos filhos preguiçosos, a mãe Amélia pode até ser uma mulher de verdade, mas é uma espécie cada vez mais lendária nos lares brasileiros. Também conhecida como dona-de-casa ou rainha do lar, ela acumula, além das funções de mãe e esposa, a de mestre-cuca (cozinheira), operadora de máquina de lavar ou de tanque (lavadeira) e auxiliar de serviços gerais (faxineira). Presente sugerido: uma panela de pressão.

A moderna
Trabalha mais que um remador de Ben-Hur. Além do expediente fora de casa, costuma cumprir também o papel de rainha do lar, mãe e esposa. Muitas dessas mães, entretanto, não se dão por satisfeitas. Mais guerreiras que Ronaldo Fenômeno, não é difícil encontrar uma “modernosa” dando um gás na quarta jornada: a de estudos. Igreja, só domingo, e olhe lá. Presente sugerido: um terninho novo.

A coruja
Ao contrário da mãe moderna, que dispõe de pouco tempo para dedicar aos filhos, a mãe coruja tem tempo de sobra para consagrar amor, atenção e carinho aos seus filhinhos – e, se não tiver, ela arranja! Aos olhos delas, os filhos são sempre perfeitos e lindos, e todo filho(a)-da-mãe que não presta adora essa versão iludida da genitora. Presente sugerido: um porta-retrato com uma foto sua.

A ‘pirigosa’
Já a mãe ‘pirigosa’ (piriguete+idosa) parece confundir o termo genetriz (mãe) com meretriz (prostituta), pelo menos nos trajes e trejeitos. Eterna adolescente, quase sempre divorciada, costuma disputar com a filha a atenção dos moços, que, a depender da situação, topam trocar o broto novo pela coroa velha de guerra. Para a ‘pirigosa’, piercing no umbigo, tatuagem e barriguinha de fora é tipo saudade: não tem idade. Presente sugerido: R$ 1 de Big Big.

A possessiva
“Nenhuma mulher é mulher suficiente para casar com meu filho”. É mais ou menos isso que se passa na cabeça da mãe possessiva, sempre possessa pelo medo de perder o filho para uma jararaca aproveitadora. Da mesma laia das mães corujas, ela trata o filho como propriedade sua e costuma bajular o rebento, cercando-o numa bastilha quase inviolável.
De regra, é uma péssima sogra e uma superprotetora incorrigível. Presente sugerido: um livro de autoajuda.

A confidente
A mãe de gay, dizem, é a melhor mãe do mundo. Enquanto muito pai por aí tem um certo ressentimento com a opção sexual do filho, dificilmente vemos uma mãe de homossexual renegá-lo ou ter atitude que o valha. Pelo contrário: é a primeira a apoiá-lo, a incentivá-lo em suas escolhas e, como confidente, é ‘totalmente excelente’. Presente sugerido: um CD de Cazuza.

+Pilha: A sugestão do "CD de Cazuza" não foi só uma piada, se aproveitando do contexto. Pra quem não lembra, foi o maluco quem compôs "Só as mães são felizes", motivo principal para o sugerimento. ;-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário