30.6.09

O que fazer com o diploma de jornalismo? (26/06/09)

O presidente do STF Gilmar Mendes e mais oito comparsas derrubaram a exigência de diploma para exercício da profissão de jornalista. Pegos de surpresa com a decisão, muitos profissionais se perguntam o que farão com seus canudos, conseguidos a custo de anos de estudo e dedicação. Aí vão algumas sugestões.

Recicle

Não caia na besteira de pensar que seu diploma não serve mais para nada. Independentemente do tipo de papel no qual ele foi impresso, você pode muito bem reciclá-lo (junto com os livros comprados na época da faculdade) e vendê-lo, dando início à recuperação do tempo e dinheiro perdidos. Parafraseando Fernando Pessoa, “reciclar é preciso, estudar não é preciso”.

Cante
Caso não queira se desfazer do papel emoldurado na parede da sala, corra para o banheiro. É lá, no chuveiro, que você vai treinar para ser cantor (se “Cumpadi” Washington consegue, você também consegue) e tentar ganhar uma grana com isso. Quando estiver preparado, volte para a sala, olhe para o diploma e solte a voz: “Você não vale nada, mas eu gosto de você...”. Quem canta, “gilmares” espanta.

Cozinhe
Falando no diabo, aproveite que Gilmar Mendes comparou a profissão de jornalista à de cozinheiro e siga a dica: apresente seu diploma em um restaurante. Tudo bem que comida requentada é pior que matéria requentada, mas, lembre-se de que você não está em condições de ficar escolhendo muito. A boa notícia é que, depois de provar a comida, já não é mais problema você dar uma “barrigada” (notícia falsa). Recomendável, entretanto, fazer isso no banheiro, e não no meio da redação, que pega, ou melhor, cheira mal.

Sorria
Se nenhuma das sugestões anteriores caiu bem até agora, não desanime. Sorria e faça as pessoas sorrirem com a sua desgraça (lá ela!). Se você não for uma pessoa engraçada, com jeito para contar piadas, treine. Comece contando algumas simplesinhas como esta: “O que significa um cigarro de maconha em cima de um jornal? Resposta: baseado em fatos reais”. Se as pessoas não rirem, faça piadas autorreferentes. A sua situação, com certeza, vai fazer a galera rir, e será o início de uma carreira brilhante como comediante.

Enfie
Se nada disso der certo, você só tem uma saída. Se ainda não sabe qual, seguem algumas dicas. Primeiro, observe atentamente o canudo. Comprido, cilíndrico... Percebeu? Pronto, agora reflita e deixe de besteira. Para quem passou a vida toda dando o “furo” – de reportagem –, não deve ser problema colocar um diploma na “retranca”.

.

Um comentário:

  1. outra boa ideia
    http://radioperipatetico.blogspot.com/2009/06/o-que-fazer-com-o-diploma-de-jornalismo.html

    ResponderExcluir