18.6.09

Presidentes Vitalícios (05/06/09)

Aproveitando a ocasião da visita dos presidentes Lula (Brasil) e Hugo Chávez (Venezuela) à Bahia – o primeiro nega o desejo de disputar o terceiro mandato, e o segundo com projetos para se perpetuar no poder –, resolvemos lembrar de algumas figuras locais que, decididamente, não querem largar o osso.

Vovô do Ilê
Desde que Vovô era “papai” ele já comandava “o mais belo dos belos”. Um dos fundadores da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, que nasceu em 1974, Antônio Carlos dos Santos, hoje conhecido como Vovô do Ilê, já está há mais de três décadas à frente da entidade. Apesar do longo mandato, ele não ensina sua malandragem tampouco a “filosofia” para se manter tanto tempo no poder, sem ter sua posição questionada.

Luiz Mott
Saindo da Senzala do Barro Preto e entrando na colorida, outro fundador e eterno mandatário de uma importante organização local é o antropólogo Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB). Atualmente pesquisador da entidade, Mottinha nunca largou o bastão de fato. Quando deixou a presidência, nas últimas eleições, realizadas em 2008, quem “sentou na sua levantada” foi seu companheiro Marcelo Cerqueira. Para não perder o status, Mott virou presidente de honra.

João Jorge
O último mandato do advogado João Jorge Rodrigues, presidente do bloco carnavalesco e ONG Olodum, expira no final deste ano. Mas se engana quem acha que João Jorge, no grupo desde 1983, está deixando o bloco do Pelô. Isso porque é bem provável que a baqueta, ou melhor, a batuta do comandante deve ser passada para seu filhote, Jorge Ricardo – “Ó paí, ó!”. O Olodum pirou de vez.

Paulo Maracajá
Mesmo depois de deixar a presidência do “Jahia” em 1994, após 22 anos no poder, o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) Paulo Maracajá nunca parou de aconselhar e cantar de (Alexandre) galo em Itinga. Após longa investigação, o Ministério Público baiano denunciou que Paulete exercia ilegalmente o comando do Tricolor, mas aí já era tarde: o dito-cujo já tinha conseguido eleger o sucessor, Marcelo Guimarães Filho. Parafraseando o ex-governador Octávio Mangabeira, que dá nome à velha casa do Tricolor, a Fonte Nova: “Pense num absurdo... no Bahia tem presidente”.

Paulo Carneiro
Não foi só o Bahia que ficou durante uma era sob a chefatura de um déspota clubístico. Paulo Carneiro debutou no comando do “Vicetória”: em pouco mais de 15 anos, conseguiu levar o time aos seus maiores vice-títulos, mas só saiu no (barra) lixo – quando o Rubro-negro sucumbiu e caiu para a terceira divisão do Brasileirão, em 2005. Ao deixar o lado (rubro) negro da Força, pediu R$ 10 milhões de indenização ao Leão e foi pastar no Fazendão.


*O trecho "Apesar do longo mandato, ele não ensina sua malandragem tampouco a “filosofia”", (Vovô do Ilê) rolou uma edição. Cês viram, né? Na minha versão tava "Apesar do longo mandato, ele não ensina sua malandragem, nem tampouco sua filosofia”. Se não viram, procurem uma bengala branca, ou Santa Luzia. (Aiai, meu Deus... ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário